
A infância é o período em que nossos hábitos alimentares estão sendo formados. Na alimentação da criança, a adequação nutricional é de suma importância, afinal, esta é a fase conhecida pelo intenso crescimento e desenvolvimento. No entanto, outros fatores devem ser considerados quando o assunto é alimentação infantil. O ato de alimentar-se oferece também, inúmeras oportunidades para o desenvolvimento pessoal-social da criança: o comer sozinho, o preferir alimentos, o aprender cores e sabores. Dessa forma são muito importantes o ambiente e o modo que a criança se alimenta, as companhias e sua relação com o alimento. Tais fatores estão diretamente relacionados com a aceitação dos hábitos alimentares, devendo ser praticados de forma ideal, já que são hábitos adquiridos por toda a vida. Os problemas na alimentação infantil podem causar conseqüências ao crescimento e desenvolvimento infantil, podendo até mesmo afetar a vida adulta.
Dicas sobre alimentação infantil:
1. Todas as crianças devem ter limites, os pais são responsáveis pelas escollhas alimentares dos seus filhos, a criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Deve-se reservar um dia da semana para liberarar algumas guloseimas.
2. refeições nos horários certos: o ideal são 6 refeições diárias: café da manhã, lanche I, almoço, lancheII, janta e ceia, deve-se evitar as beliscadas fora desses horários.
3. Nunca oferecer comida como recompensa: “Coma toda a janta para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que jantar não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
4. Não se deve dar castigo por causa da alimentação: não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.
5. Evitar brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade. Muito mimo é sinônimo de muita manha.
6. Não ceder ao primeiro “não gosto disso”: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou.
7. Evitar substituir refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8. Não tornar a ida a uma Lanchonete, um Programão : A comida de casa fica meio sem graça.
9. Variar a alimimentação: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes importantes que existem em outros alimentos.
10. Cuidados com o exemplo, a criança tem grande tendencia a copiar o adulto: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário